25 de jun. de 2024
Seja em modelo integral ou híbrido, o trabalho remoto veio para ficar. E trabalhar morando em um outro país também é uma tendência que teve seu auge logo após a pandemia, mas que segue como uma realidade, ainda em crescimento.
Corroborando com essa tendência, em 2019 foi lançado pela Estônia o primeiro visto para nômades digitais, regularizando essa prática tanto para as pessoas quanto para os países que recebem esse tipo de visitante, o que fomentou ainda mais essa atividade em todo o mundo.
Hoje, 4 anos depois, são mais de 40 países que oferecem vistos e programas que incentivam receber os nômades digitais.
Nós da Ovo Ideias, juntamente com a Fragomen, líder global em imigração e mobilidade, e nosso cliente, vimos no tema uma oportunidade de gerar visibilidade e posicionar a Fragomen como porta-voz sobre imigração e vistos no Brasil. E funcionou!
Pautas sobre o lançamento do visto em outros países foram divulgadas. A CEO da Fragomen no Brasil, Diana Quintas, comentou sobre o tema, com análise dos vistos em outros países e a tendência para o Brasil e o resto do mundo em veículos tier 1 como Estadão, Bloomberg Línea, Valor Econômico, posicionando a porta-voz como autoridade no tema para a imprensa nacional.
Em 2022, quando o tema ficou ainda mais aquecido com o lançamento do visto pelo Brasil, a Fragomen esteve presente em mais de 830 matérias entre online, impressa, rádio, tv e podcasts.
Um dos dados destacados pela Ovo é que vivemos em um mundo onde cerca de 35 milhões de indivíduos já adotaram o estilo de vida nômade digital e que até 2035 a estimativa é que esse número chegue a 1 bilhão.
Inserções em veículos internacionais
Internacionalmente, a Fragomen capturou a atenção da prestigiada Raconteur, que dedicou espaço significativo para explorar como é viver no Brasil como nômade digital. Outra reportagem foi feita em espanhol pela Bloomberg Línea, que trouxe os dez países da América Latina que fornecem vistos a nômades digitais.
Aprofundamento das análises
O crescente número de reportagens sobre o tema deu a oportunidade para a porta-voz da Fragomen, Diana Quintas, sócia da Fragomen no Brasil, não apenas comentar os dados relacionados à tendência, mas também fazer análises sobre o momento migratório pós-pandemia, o perfil desses imigrantes e apontasse para as próximas tendências do assunto.
Ao longo de 2023, a abordagem da imprensa sobre o assunto foi evoluindo, assim como apontaram os dados da Fragomen, deixando de apontar o nomadismo digital como tendência e passando a retratá-lo como realidade.
As reportagens deram espaço para mais profundidade do tema, abordando os principais desafios para os nômades digitais e como as empresas e os governos devem se adaptar a essa nova realidade.