Preparação adequada transforma crise externa em oportunidade

Preparação adequada transforma crise externa em oportunidade

Preparação adequada transforma crise externa em oportunidade

16 de fev. de 2024

A capacidade de lidar com a mídia e identificar histórias tornam-se habilidades essenciais para líderes empresariais em um cenário onde a informação se propaga rapidamente e há uma disputa de narrativas. Neste case de sucesso com a Fragomen, maior e mais antiga agência especializada em imigração, a implementação do media training pela Ovo Ideias foi crucial para que os executivos identificassem uma oportunidade estratégica diante de uma crise externa.

Em março de 2023, o consulado da China em São Paulo havia alterado seu esquema de atendimento para solicitantes de visto. O que antes acontecia por meio de agendamento do site passou a ser realizado por ordem de chegada. Após uma semana da mudança do sistema, muitas pessoas já estavam virando noites na calçada para garantir estar entre um dos 30 atendidos do dia. Também começaram a surgir relatos de venda de lugar na fila.

Ciente da situação, um executivo da Fragomen, após ter passado pelo media training da Ovo Ideias, percebeu que ali estava uma potencial pauta de interesse público. Avisada sobre a situação, a Ovo Ideias estava pronta para abordar a mídia de maneira eficaz, com uma informação inédita na mídia e destacando a posição da Fragomen como fonte experiente no assunto de imigração.

Em menos de 24 horas, a primeira matéria sobre o assunto era publicada num dos maiores jornais do país, a Folha de S. Paulo, com declaração de Diana Quintas, sócia da Fragomen. Quintas pôde então demonstrar a autoridade da Fragomen sobre o assunto, analisando na ocasião por que a demanda pelo visto chinês estava em alta e se havia expectativa de melhora para o futuro próximo.

A publicação da Folha repercutiu em diversos veículos regionais e a Fragomen foi novamente procurada para falar sobre o assunto em outros veículos de grande repercussão, como CBN, SBT e REDETV, que publicaram entrevista com a porta-voz, e GloboNews que utilizou dados da empresa. 

Três dias depois do início da atuação da Ovo Ideias sobre o assunto, o Consulado da China em São Paulo publicou um comunicado informando que retomaria o agendamento online para atendimento.

A veiculação da matéria na Folha de S. Paulo, em apenas 24 horas após a identificação da oportunidade, evidenciou não apenas a agilidade da Ovo Ideias, mas também a relevância da Fragomen como autoridade no setor.

O interesse de diversos veículos regionais e de grande repercussão, como CBN, SBT e REDE TV,  também reforçou a posição da Fragomen como referência especializada em questões de imigração.

O desfecho positivo ainda atendeu às necessidades dos solicitantes de visto e também ressaltou a capacidade da Fragomen e a eficácia da parceria estratégica com a Ovo Ideias em transformar uma crise em uma oportunidade.

Tem um projeto
em mente?

Amplie sua visibilidade com nossa expertise em construção de presença estratégica, potencializando sua marca no mercado

Tem um projeto
em mente?

Amplie sua visibilidade com nossa expertise em construção de presença estratégica, potencializando sua marca no mercado

Tem um projeto
em mente?

Amplie sua visibilidade com nossa expertise em construção de presença estratégica, potencializando sua marca no mercado